quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ingênua Solidão

E, sentado sobre a montanha, ele tinha a melhor visão. E ele acreditava que dali, ele via o mundo inteiro. E ali, sentado sobre a mais alta montanha que ele conhecia, ele nunca foi incomodado. Saiu de casa muito cedo, cansado da pressão que a familia, a sociedade e o mundo lhe infringiam. Dali onde ele estava, ele conseguia ver a casa ainda, um pontinho perdido ao leste, entre tantas outras casas.
Ali, sentado sobre a montanha, sozinho e soberano, ele via muito, e acreditava que conseguia ver todo o mundo. Que o dominava. E ali, sentado, sozinho, soberano e auto-suficiente, o espaço dele nunca foi invadido.
Até o dia em que um homem, um simples viajante, chegou ao topo da montanha, desconhecendo o fato de que ali vivia um homem, rapaz ou velho, quem se importava? Só viu ali um homem, olhando para o horizonte com um grande sorriso.
- Por que sorri tanto?
- Porque, daqui aonde eu estou, eu vejo todo o mundo, todas as fronteiras, e todo o mundo está sob meu poder, pois eu sou muito melhor do que todos.
O viajante olhou para ele, e com um certo receio, mas convicto do que diria, respondeu.
- Lamento lhe informar que o que você vê, não é nem a metade de todo o mundo, é um minúsculo pedaço de tudo que existe. E é impossível o mundo todo estar sob seu poder, sendo que você nada faz para tê-lo assim, apenas fica aqui sentado, esperando o tempo passar, e imaginando que tudo isto te pertence. Nada isto te pertencerá se aqui você continuar.
O viajante abaixou a cabeça, e começou o seu caminho de volta. Alguns minutos depois, não se surpreendeu quando começou a ouvir passos, e o outro homem chegou ao seu lado.
- Me leve para o mundo então, porque eu ainda não perdi as esperanças de que eu posso fazer a diferença.

2 comentários:

  1. meldels,gabz,vc precisava ver..
    eu fiquei com muito medo,só espero que isso não se reflita em pesadelos a noite,é que dai eu vou ter que processá-los.
    fhsdiaofiusofiusdfhasidhfishdafihsad



    e quanto ao seu texto,adorei,adorei mesmo...o modo como você escreveu,a idéia.
    tudo. :}
    bêijo gabz :*

    ResponderExcluir