sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

A Importância de Ser Pé-no-chão

E após uma vida inteira de boas escolas particulares, mordomias e curtições, a garota sonha em estudar na UFRGS. Um orgulho para qualquer família esse sonho, afinal de contas, universidade federal não é para qualquer um. Porém, existem exceções. Por exemplo, quando o sonho dessa garota é estudar Museologia, um curso que acabou de abrir na faculdade e só permitirá trabalhar como professora de história e museológa. Ou seja, guia de museu com nível superior (isso se conseguir um cargo alto).
Então, imagine. Sair de Foz do Iguaçu, cujo nível de vida não é tão alto, para morar em Porto Alegre, onde tudo é exorbitantemente mais caro, para estudar Museologia.
Curso integral, nem trabalhar pode.
E ainda, gastando no mínimo R$2.000,00 por mês. Isso só pra pagar aluguel, contas, comida e coisas do curso, livros e coisas do tipo. Pode esquecer saídas, roupas, sapatos, enfim... mordomias.
Serão 5 anos de vidinha mais ou menos, pra depois ir para São Paulo, conseguir um emprego do Masp.
Interessante não? Mas como com certeza o Masp não vai despedir o Curador do museu pra colocar uma recém-formada num curso de primeira turma, e com certeza devem ter pessoas pré-escolhidas pra substituir o atual curador, o trabalho dela vai ser:
Acordar de manhã, fazer o coque no cabelo, colocar o uniforme, ir para o trabalho, sentar atrás do balcão, e decorar a seguinte frase:
- Bem Vindos ao Masp!
Depois disso, pegar as coisas das pessoas, colocar no guarda volumes, entregar o cartãozinho, desejar um Bom Passeio, e esperar acabarem de andar por dentro do museu.
E foi aí que ela enfiou 5 anos de estudos e R$120.000,00.
Que sonho !
Que futuro brilhante !

E eu ainda sou obrigado a ouvir pessoas que falam que isso vai ser diferente...
Por favor !

3 comentários:

  1. Eu faço história... larguei o status do curso de fisioterapia para fazer um curso em que serei professor depois de formado... Com toda a valorização da educação no país, ainda assim, minha vontade é continuar onde estou hj!!! Amo o q faço, independente de qlqr coisa... Nosso futuro somos nós qm fazemos, n concorda?
    Museologia? Poxa, boa sorte!!!
    E quem sabe ser um curador... nada mal, hein?!

    ResponderExcluir
  2. Oiê..
    Obrigada por ter passado lá no meu blog. Achei o seu de inglês muito interessante mas o meu forte mesmo é português. He he he...
    Olha, agora essa profissão tem muito mais destaque, mais opções então realmente é um
    futuro brilhante.

    ResponderExcluir
  3. Bravo!! Adorei isso!!
    A educação Brasil tem essas e outras coisas.

    ResponderExcluir